Monday, August 20, 2007

A vida modo de usar


Estás implicado: a obrigação do pronunciamento.


Tem dias em que a prática pastoral deixa-nos completamente arrasados, pode até transparecer como eufemismo burguês. Não o é. Aí, se não houver uma estrutura interior organizada e encantada, as solicitações desconexas e piedosas, em ritmo selvagem, satanizam qualquer projecto comunitário. Trabalhar com pessoas é o fim e o começo da estória.

Elogios ficam reduzidos a pó. Não adiante dizer parabéns pela coragem, que eu invejo. Invejo é o descanso; a despreocupação de quem não se mete na vida dos outros; quem passa o domingo, como treinador de bancada. Não adianta dizer parabéns pela simplicidade, que eu admiro. Admiro é as situações complexas, por que a vida é perigosa. Nesse perigo reside um percentual infinito de complexidade a decifrar, sem medo. Quem quiser morrer lentamente não abra a porta da casa para ninguém.

Contudo, vem os parabéns pelo conhecimento, que eu intuo. Oh maravilha de intuições! Moções do Espírito porque tardam! Para escândalo meu sou superficialmente intuitivo. Acerto ao acaso. Intuições não são roletas russas programadas com pólvora seca. Intuições sim, que dão lucidez para não perder tempo com banalidades. Vem junto os parabéns pela força, que eu sinto. Não o sinto, logo existo. Tão barbaramente imparcial, como o seu comparsa: penso, logo desisto. Sentimento, insistência nobre que não nega o pensar, mas lhe dá cor, sangue e fé.

Estás implicado: a subversão do silêncio.


Autor: Pedro José, Chapadinha, 20-08-2007.
Caracteres (espaço incluídos): 1459.



Pedro José L. Correia

No comments: