Tuesday, August 07, 2007

Meus olhos cansados e fundos




Os olhos são o espelho da alma, dizem.
Não há cristianismo sem vida comunitária. Hoje é um dia sem nuvens, facto que merece a nossa ponderação. A vida comunitária tem imensas nuvens negras, que geram tempestades repentinas ou programáticas. Procurar na palavra da escritura um paliativo para o conflito comunitário será mais que duvidoso.

Não podemos confundir o tempero com o alimento em si. Os problemas nunca estão resolvidos na linha do que sempre falamos anteriormente. Nós não deveríamos ser problemas para ninguém. Problemas são pesos, não aumentes a cruz pesada da existência alheia. Não é ousadia nenhuma profetizar com unção: Deus providenciará! Quando tu és sepulcro caiado de branco, com o suor do teu irmão.

Alguém de excessiva importância pode sentenciar: “onde a vontade de Deus acontece, aí é o céu. A essência do céu é a unidade com a vontade de Deus, a unidade de vontade e de verdade. A terra torna-se “céu” se, e à medida que, a vontade de Deus nela acontece, e ela é simplesmente “terra”, o oposto do céu, se, e à medida que, se furta à vontade de Deus”. Eu não quero ser «gente importante»!?

Não aceites presentes envenenados. Podemos construir um (beleza trágica do indefinido!) Inferno para os Outros, na busca institucional de santificação. Alerta com os falsos projectos! Foge do Poder! Foge da instituição que te diz: «como já está designado». Perde o medo de não seres LIVRE!

A alma vê melhor na noite escura da vida, rezam.


Pedro José, Chapadinha

06-08-2007.

No comments: